quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PELO ANTIGO RAMAL FERROVIÁRIO ENTRE A TROFA E CARRIÇA 23/11/2013

DEPOIS DE UMA CONVERSA COM UM COLEGA DE TRABALHO MORADOR NA TROFA, COMBINÁMOS UMA VOLTA PELO ANTIGO RAMAL FERROVIÁRIO DE VIA ESTREITA QUE LIGAVA A TROFA À ESTAÇÃO DA TRINDADE. FAZENDO ESTE RAMAL PARTE DA LINHA DO MINHO.
DESTA FORMA E ACOMPANHADO PELO SÉRGIO OLIVEIRA, CONHECI E PEDALEI SOBRE MAIS UMA ANTIGA LINHA FÉRREA.
A LINHA ESTÁ TOTALMENTE ABANDONADA E COM MUITO POUCAS ESTAÇÕES E APEADEIROS...OS QUE EXISTEM ESTÃO EM DEGRADAÇÃO E COM OS RESPETIVOS NOMES TAPADOS POR TÁBUAS...
A LINHA ESTÁ AO ABANDONO MAS NÃO DEIXA DE ESTAR CICLAVEL E ATÉ EM CONDIÇÕES DE RECEBER UM PISO NOVO PARA FINS LÚDICOS E DE LAZER COMO UMA ECOVIA/CICLOVIA. HAJA VONTADE DAS ENTIDADES COMPETENTES E OBTÊM-SE UM PERCURSO SUPER INTERESSANTE ENTRE CAMPOS AGRÍCOLAS E AS POPULAÇÕES ADJACENTES À LINHA.


DEPOIS DE PARADO O CARRO NO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DA NOVA E MODERNA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA TROFA, FOI SOMENTE ESPERAR 2 MINUTOS PELO SÉRGIO E ALAS AO ENCONTRO DA ANTIGA LINHA.
COM O ACESSO VEDADO À PONTE METÁLICO, SIMBOLICAMENTE, PARTIMOS JUNTO DA MESMA PARA A NOSSA DEMANDA PELA ANTIGA VIA FÉRREA.
O SÉRGIO ERA COMO O GUIA DA LINHA, POIS FOI ESPLÊNDIDO AO IR EXPLICANDO UM POUCO DA SUA HISTÓRIA ASSIM COMO DA SUA ENVOLVENTE.
COMEÇAMOS NA ECOVIA BEM DEBAIXO DA PONTE FERROVIÁRIA METÁLICA SOBRE O RIO AVE, E DALÍ, FORAM SOMENTE CERCA DE 1,5KM ATÉ ENTRARMOS NA LINHA, JUNTO A UMA ANTIGA PASSAGEM DE NÍVEL.
DESDE O ENTRAR NA LINHA ATÉ À ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA TROFA. A ESTAÇÃO ESTÁ FECHADA À EXCEPÇÃO DE UMA SALA NUMA DAS ALAS DA MESMA EM QUE FUNCIONA UM PEQUENO BAR DE REFORMADOS. OS CARRIS JÁ LÁ NÃO MORAM MAS, É POSSÍVEL DECIFRAR E BEM AS VÁRIAS VIAS QUE A MESMA CONTINHA. O ARMAZÉM AINDA CONTINUA INTACTO MAS FECHADO E AS COBERTURAS CENTRAIS DE PASSAGEIROS E PORÃO DE CARGA AINDA LÁ ESTÃO...O ESPAÇO É ENORME MAS ESTÁ DECADENTE E TRISTE...AO SAIR DA ESTAÇÃO, TIVEMOS DE SAIR DA LINHA DEVIDO ÁS OBRAS NO CENTRO DA CIDADE...VOLTAMOS A ENTRAR NA LINHA 200 METROS MAIS ADIANTE, JUNTO AO QUE RESTA DE UMA ANTIGA FÁBRICA DE INDÚSTRIA ALIMENTAR...
NESTA ALTURA, A LINHA APRESENTA-NOS O SEU TRAÇADO BEM DELINEADO MAS ESTÁ SUJA E CHEIA DE RESTOS DE UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS. O QUE É UMA PENA...LOGO A SEGUIR, A PRIMEIRA GRANDE RETA QUE ATRAVESSA VERDEJANTES CAMPOS AGRÍCOLAS E AS POPULAÇÕES VIZINHAS QUE SE AGLOMERAM QUASE EM CIMA DA LINHA...QUANDO PENSAVA QUE IA SER SEMPRE ASSIM, A PEDALAR SOBRE A LINHA E SEM GRANDES PROBLEMAS, EIS QUE SURGE MAIS UMA CONTRARIEDADE. QUANDO AS POPULAÇÕES SE INTROMETEM NA LINHA, EM QUE ESTA AS RASGA POR COMPLETO, O ESTADO DEGRADA-SE E FICA À MERCÊ DE ESGOTOS E DE TODO O TIPO DE LIXO...QUE PENA E QUE POBRE A MENTE DAS PESSOAS. A CUSTO E BEM PELAS BERMAS LÁ CONSEGUIMOS PASSAR.
MAIS UNS KMS À FRENTE, UMA MARCA DA ANTIGA LINHA AINDA ERA EVIDENTE, UMA CARATERÍSTICA PLACA DE INFORMAÇÃO "PARE, ESCUTE,OLHE" BEM DENTRO DA VEGETAÇÃO E LOGO A SEGUIR, ALCANÇAMOS O QUE RESTA DA ESTAÇÃO DO BOUGADO. O COMPLEXO É PEQUENO MAS NOTA-SE BEM AS DUAS LINHAS QUE A SERVIA SENDO UMA DELAS A DE CRUZAMENTO... REPAREI QUE AS INSCRIÇÕES DE BOUGADO ESTÃO TAPADAS COM TÁBUAS E AS JANELAS E PORTAS COM BLOCOS DE CIMENTO.
A LINHA CONTINUA E CONTINUA TRISTE E SOLITÁRIA...OS VERDES CAMPOS E AS HABITAÇÕES SÃO MEROS ADEREÇOS DA MESMA MAS QUE. NÃO PASSA DISSO MESMO. NO ENTANTO, CONSEGUE-SE VISLUMBRAR A PRÁTICA DE BTT SOBRE A MESMA. ISSO É BOM E POSITIVO POIS É SINAL QUE NÃO ESTÁ POSTA ASSIM TANTO AO ABANDONO...RAPIDAMENTE CHEGAMOS Á PONTE FERROVIÁRIA DE PEDRA EM MURO SOBRE A ESTRADA NACIONAL 14. NOVAMENTE E QUANDO ATRAVESSANDO POPULAÇÕES, NOTA-SE QUE HÁ LIXO DAS HABITAÇÕES NA LINHA. CRIA-SE ASSIM MAU CHEIRO E DIFICULTA A CIRCULAÇÃO...COM MUITO ESFORÇO E SACRIFÍCIO CONSEGUE-SE ULTRAPASSAR ESTES OBSTÁCULOS E RAPIDAMENTE ENTRAMOS NO COMPLEXO QUE OUTRORA SERVIA A ESTAÇÃO DE MURO. TAMBÉM ELA DEGRADADA E COM A INSCRIÇÃO DE MURO TAPADA COM TÁBUAS... JÁ POUCO RESTA NESTE COMPLEXO MAS AINDA É EVIDENTE AS MARCAS DO TRAÇADO... O TEMPO AVANÇA E NÃO PODEMOS FAZER PARAGENS PROLONGADAS...UMA ENORME RETA LEVA-NOS ATÉ AO ALTO DA CARRIÇA...CHEGADOS AO VIADUTO DA MESMA, TEMOS DE SAIR DA LINHA, POIS A LAMA É MUITA E NÃO DÁ MESMO PARA CONTINUAR...ENTRAMOS UM POUCO MAIS À FRENTE MAS, POUCOS MAIS KMS FIZEMOS UMA VEZ QUE JÁ ESTÁVAMOS A CERCA DE 150 MTS DA ESTAÇÃO DO METRO DO ISMAE... FINDA A LINHA, REGRESSAMOS POR ESTRADA ATÉ À ESTAÇÃO DA TROFA.
PARA A CONTA PESSOAL, FICA MAIS UM RAMAL PERCORRIDO. PENA É O ESTADO EM QUE SE ENCONTRA EM ALGUMAS ZONAS. SE HOUVER VONTADE POLITICA, ESTE RAMAL, DAVA UMA INTERESSANTE ECOVIA/CICLOVIA. VAMOS ACREDITAR QUE UM DIA VENHA A SER POSSÍVEL.
AO SÉRGIO, O MEU OBRIGADO POR ME TER ACOMPANHADO NESTA JORNADA :)

 photo CIMG0317_zpsbaa4d2f8.jpg


DA WIKIPÉDIA(FONTE)

 photo 1111111_zps953e10fc.jpg

O Decreto n.º 12.559, publicado em 27 de Outubro de 1926, considerou a Linha de Guimarães como uma das ligações prioritárias para a adaptação à tracção eléctrica.
A linha entre a Senhora da Hora e Trofa foi construída pelo empreiteiro francês André Borie, que se celebrizou pela construção da linha internacional de Tende, de Cuneo a Nice. Em finais de 1931, os trabalhos prosseguiram com grande actividade ; em 11 de Fevereiro do ano seguinte, a construção foi concluída, embora só tenham sido oficialmente terminadas com uma cerimónia no dia 15, no qual o engenheiro Eduardo Plácido, presidente do conselho de administração da Companhia do Norte, apertou o último tirefond na então estação de Bougado. A cerimónia oficial de inauguração deste troço e do Túnel da Trindade deu-se no dia 14 de Março, com a presença de várias individualidades do estado e dos caminhos de ferro, incluindo o presidente da república, Óscar Carmona, e vários embaixadores; a cerimónia começou com uma visita de comboio pelo interior do Túnel da Trindade, seguindo-se uma viagem a partir da Estação da Boavista até à Senhora da Hora, onde se fez a bênção da nova linha. Depois de vários discursos, o comboio continuou viagem, parando no Apeadeiro de Araújo, nas Estações de Estação de Barreiros e de Castelo da Maia, no Apeadeiro de Muro, numa ponte sobre a estrada de Braga, onde foi descerrada uma lápide comemorativa, nas Estações de Trofa, Santo Tirso e Caniços, terminando finalmente em Guimarães; em seguida, regressou a Porto-Boavista, concluindo a viagem inaugural. A cerimónia de inauguração foi rematada com um banquete oferecido por Eduardo Plácido no restaurante do Palácio de Cristal.
Foi, igualmente, inaugurado novo material circulante, incluindo várias locomotivas da firma alemã Henschel & Sohn e carruagens da Officine ferroviarie meridionali, de Nápoles.
A linha entre Senhora da Hora e Trofa entrou ao serviço em 15 de Março de 1932. Este troço revestia-se de uma elevada importância, uma vez que era o único elo entre as redes de via estreita de Guimarães e do Porto. As estações e apeadeiros originais deste troço foram Araújo, Barreiros, Mondim, Castelo da Maia, Muro e Bougado, e contava com serviços de passageiros, mercadorias, cães e bagagens, nos regimes de grande e pequena velocidades.

Duplicação da Linha da Póvoa e abertura até à Trindade

Porto-Trindade, antes da renovação.
Devido à abertura do novo troço até à Trofa, verificou-se um incremento no tráfego ferroviário a partir do ponto de entroncamento, na Senhora da Hora, e a cidade do Porto; desta forma, a via foi duplicada neste troço, estando esta obra já concluída em 1 de Janeiro de 1933.
Um dos principais pontos fracos da Linha da Póvoa foi o facto de ter a sua estação principal do Porto na zona da Boavista, longe do centro da cidade; com efeito, na Década de 1930, calculava-se que o tempo de viagem desde o centro até à estação da Boavista fosse semelhante ao de uma viagem de comboio com cerca de 28 quilómetros. Por outro lado, previa-se que a maior centralidade gerasse um aumento no tráfego urbano da Linha. Desta forma, começou-se a planear a construção de uma nova interface ferroviária, mais próxima do coração da urbe. Originalmente, a continuação da Linha até à Trindade tinha sido autorizada à Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa e Famalicão em 20 de Janeiro de 1923 , com uma garantia de juro de 9% , que foi, posteriormente, reduzida para 7,5%, pelo Decreto n.º 12988.
No entanto, devido a vários problemas, a construção deste troço foi muito atrasada , tendo as obras só tido início em 28 de Outubro de 1930. A ligação à Trindade foi inaugurada em 30 de Outubro de 1938. Este troço foi construído pelo empreiteiro espanhol Gonzalez Barros, que também trabalhou na Linha do Tâmega.

Declínio e encerramento

Em 2006, os serviços foram reduzidos nesta estação, o que levantou críticas à operadora Comboios de Portugal, e, em 2008 e 2009, os utentes reprovaram a falta de condições da estação em termos de segurança e de higiene, e os horários das bilheteiras.
Foi encerrada em 14 de Agosto de 2010, passando todos os serviços a serem realizados na nova estação da Trofa, que foi inaugurada no dia seguinte; para assinalar o término dos serviços, a autarquia da Trofa organizou, nesse dia, um serviço especial, que partiu desta estação com destino a São Romão do Coronado, passando pelo Apeadeiro de Senhora das Dores.
Em Fevereiro de 2010, foi anunciado que o edifício da Câmara Municipal da Trofa iria ser construído na zona da antiga estação ferroviária.


PARA A POSTERIDADE FICA A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA :)

INÍCIO NA PONTE FERROVIÁRIA METÁLICA SOBRE O RIO AVE

 photo CIMG0291_zps0e6ebaf4.jpg
 photo CIMG0293_zps530e7e84.jpg
 photo CIMG0295_zps1bc8faa4.jpg

O QUE RESTA DA LINHA À SAÍDA DA ESTAÇÃO DA TROFA EM DIREÇÃO A LOUSADO...AINDA SE PODE VER UM PONTÃO METÁLICO E UMA PASSAGEM DE NÍVEL COM GUARDA BASTANTE DEGRADADA

 photo CIMG0290_zps9455e4d2.jpg
 photo CIMG0289_zps881fa937.jpg
 photo CIMG0296_zps65d3421a.jpg
 photo CIMG0297_zps93c756f1.jpg
 photo CIMG0298_zps4b66cc5f.jpg
 photo CIMG0299_zpsa40eaf52.jpg
 photo CIMG0300_zps59ee0edc.jpg
 photo CIMG0301_zps180992f2.jpg
 photo CIMG0302_zps6fc54667.jpg

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA TROFA E O POUCO QUE DELA RESTA... A DEGRADAÇÃO E O ABANDONO SÃO AS NOTAS DOMINANTES NESTA TRISTE ATUALIDADE QUE MARCA A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

 photo CIMG0303_zps51cc7d5b.jpg
 photo CIMG0304_zps5660603c.jpg
 photo CIMG0316_zps0454856a.jpg
 photo CIMG0307_zps66adbd57.jpg
 photo CIMG0308_zps8505a4e4.jpg
 photo CIMG0309_zps02e636b0.jpg
 photo CIMG0310_zps7dc06419.jpg
 photo CIMG0311_zps0b8df10c.jpg
 photo CIMG0312_zpsa126a6a1.jpg
 photo CIMG0313_zpsd1887c82.jpg
 photo CIMG0314_zpsde631d16.jpg
 photo CIMG0315_zpsafe7af51.jpg
 photo CIMG0317_zpsbaa4d2f8.jpg
 photo CIMG0318_zps49210d1e.jpg
 photo CIMG0319_zpsd9d141cb.jpg

SAÍDOS DA ÁREA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, VAMOS EM DIREÇÃO A BOUGADO, A PRÓXIMA PARAGEM... ATÉ LÁ, A LINHA TEM FASES EM QUE ESTÁ LIMPA E DESIMPEDIDA PARA PEDALAR E OUTRAS EM QUE ESTÁ SUJA...SUJA...SUJA...MESMO ASSIM AINDA SE VAI PASSANDO. A PAISAGEM É VERDEJANTE COM IMENSOS CAMPOS AGRÍCOLAS E AS POPULAÇÕES QUE DESDE SEMPRE CONVIVERAM LADO A LADO COM A LINHA FÉRREA

 photo CIMG0320_zpsb8502ae7.jpg
 photo CIMG0321_zps01cdaae0.jpg
 photo CIMG0323_zps42c662b7.jpg
 photo CIMG0324_zps3b898d77.jpg
 photo CIMG0325_zps4c854865.jpg
 photo CIMG0326_zps93e0d6cd.jpg
 photo CIMG0327_zps111d4784.jpg

EM BOUGADO, DEPÁRO-ME COM UMA ESTAÇÃO ESQUECIDA NO TEMPO. AS SUAS INSCRIÇÕES ESTÃO TAPADAS POR TÁBUAS E TUDO O RESTO ESTÁ EM FRANCA DEGRADAÇÃO. AS TREPADEIRAS QUASE TAPAM UMA DAS FACES DO EDIFÍCIO...QUE PENA É VER ISTO E QUE UTILIDADE ISTO TERIA EM CASO DE RESTAURO...

 photo CIMG0328_zps949f8c3a.jpg
 photo CIMG0329_zps9abea7ec.jpg
 photo CIMG0330_zps5400575f.jpg
 photo CIMG0331_zps74dfb53e.jpg
 photo CIMG0332_zpsce094657.jpg
 photo CIMG0333_zpsd1ed4d15.jpg
 photo CIMG0334_zpsa9857fd4.jpg

BOUGADO FICA PARA TRÁS E NÓS, CONTINUAMOS PARA A FRENTE...O PISO ESTÁ ÓTIMO PARA BTT E O SÉRGIO ATÉ SE MOSTRA ADMIRADO COM O BOM ESTADO DA LINHA NESTA FASE DO PERCURSO... COMO SEMPRE, OS CAMPOS E AS POPULAÇÕES VÃO LADEANDO A LINHA...

 photo CIMG0335_zps51433ba3.jpg
 photo CIMG0337_zps42c49856.jpg
 photo CIMG0338_zps57b76fbf.jpg
 photo CIMG0339_zps8536ff21.jpg
 photo CIMG0340_zps1c75f95a.jpg
 photo CIMG0341_zps38a1ca3c.jpg
 photo CIMG0342_zps9a2d3c9d.jpg
 photo CIMG0343_zpsc35dc145.jpg
 photo CIMG0344_zps7ed68227.jpg
 photo CIMG0345_zps41075e05.jpg
 photo CIMG0346_zpsd7f01412.jpg
 photo CIMG0347_zps4b85a52f.jpg
 photo CIMG0348_zps33e6f729.jpg
 photo CIMG0349_zpsbce45603.jpg
 photo CIMG0350_zps9ac94efa.jpg
 photo CIMG0351_zpsb3041a49.jpg
 photo CIMG0352_zps703f77e7.jpg
 photo CIMG0353_zps8cab69a9.jpg
 photo CIMG0354_zps23c42512.jpg
 photo CIMG0355_zpseff04b7f.jpg
 photo CIMG0356_zpse7199cc1.jpg
 photo CIMG0357_zpsd636b60d.jpg
 photo CIMG0358_zps1be9622e.jpg
 photo CIMG0359_zps037cf806.jpg

CHEGADA À PONTE FERROVIÁRIA FEITA EM PEDRA NA LOCALIDADE DE MURO...NESTA FASE PASSÁMOS SOBRA A ESTRADA NACIONAL 14...O PERCURSO CONTINUA BOM PARA BTT E A LINHA AGRADECE

 photo CIMG0360_zps9c354a62.jpg
 photo CIMG0361_zpsf300e53d.jpg
 photo CIMG0362_zpsa65ac41e.jpg
 photo CIMG0363_zps32602863.jpg
 photo CIMG0366_zps1a287f55.jpg
 photo CIMG0367_zps5d2e0fa0.jpg
 photo CIMG0368_zpsb461aa9e.jpg
 photo CIMG0369_zpsb49b36f8.jpg

NESTA FASE E ATÉ Á ESTAÇÃO DO MURO, PASSAMOS POR ALGUNS VIADUTOS PEQUENOS QUE SERVEM AS POPULAÇÕES...A LINHA CONTINUA BEM DELINEADA MAS POR VEZES, MUITO SUJA E COM MUITA LAMA... PASSAMOS POR UMA PASSAGEM DE NÍVEL TOTALMENTE DEGRADADA

 photo CIMG0371_zps7aa75fc8.jpg
 photo CIMG0373_zpsbe19ac22.jpg
 photo CIMG0374_zps07edea6d.jpg
 photo CIMG0375_zps46b1599f.jpg
 photo CIMG0376_zps6e53c53b.jpg
 photo CIMG0377_zpsf7bb9f0c.jpg
 photo CIMG0378_zps0c3be047.jpg
 photo CIMG0379_zps8e2295d1.jpg
 photo CIMG0380_zps9e76e159.jpg
 photo CIMG0381_zps07e83ef0.jpg
 photo CIMG0382_zps362ed2d9.jpg
 photo CIMG0383_zps6a454728.jpg
 photo CIMG0386_zps2d428f02.jpg
 photo CIMG0387_zps5d0848e0.jpg
 photo CIMG0388_zps6f1370bc.jpg
 photo CIMG0389_zpsa0d78dff.jpg
 photo CIMG0390_zpsc4edd880.jpg
 photo CIMG0391_zpsdafd013b.jpg

ENTRADA NA ESTAÇÃO DO MURO...UMA ESTAÇÃO DEGRADADA E TAMBÉM ELA COM AS SUAS INSCRIÇÕES TAPADAS COM TÁBUAS...NOTA-SE NO COMPLEXO QUE EXISTIAM AQUI MAIS DO QUE UMA LINHA. NO LADO EXTERIOR DA MESMA, EXISTE UMA GRANDE FAIXA A APELAR AO METRO DO PORTO... A VER VAMOS SE ELE IRÁ LÁ CHEGAR...SEGUNDO O SÉRGIO, A POPULAÇÃO DO MURO FOI A QUE MAIS PERDEU COM A EXTINÇÃO DESTE RAMAL...

 photo CIMG0392_zpsc7fd9242.jpg
 photo CIMG0393_zps20b40d83.jpg
 photo CIMG0394_zps4526451f.jpg
 photo CIMG0396_zps5898f028.jpg
 photo CIMG0397_zpsef7077c3.jpg
 photo CIMG0398_zps682de1a6.jpg
 photo CIMG0399_zps7d38eef0.jpg
 photo CIMG0400_zps02438107.jpg
 photo CIMG0401_zpsa401228f.jpg
 photo CIMG0402_zpsc5341697.jpg

DEPOIS DO MURO, MAIS DO MESMO...POPULAÇÕES E GRANDES CAMPOS AGRÍCOLAS...QUANDO CHEGAMOS AO VIADUTO DA CARRIÇA, TIVEMOS DE SAIR DA LINHA DEVIDO À MUITA LAMA E SEGUIR DURANTE CERCA DE 500 MTS PELA EN14 ATÉ VOLTARMOS A ENTRAR NOVAMENTE NA LINHA

 photo CIMG0403_zps9ca389c3.jpg
 photo CIMG0404_zps257c3167.jpg
 photo CIMG0406_zpse7d7f30a.jpg
 photo CIMG0407_zps2f698afe.jpg
 photo CIMG0409_zps46b1365c.jpg
 photo CIMG0410_zpsf7df3718.jpg
 photo CIMG0411_zpsae147e20.jpg
 photo CIMG0412_zps70293163.jpg
 photo CIMG0413_zpsd1f79f7a.jpg
 photo CIMG0414_zps6a8d6854.jpg

E TERMINÁMOS AQUI A AVENTURA PELO RAMAL FERROVIÁRIO. MAIS CEM METROS E ENCONTRÁMOS A ESTAÇÃO DO METRO NO ISMAI E POR ISSO NÃO FIZEMOS O TROÇO QUE MOSTRA A FOTO SEGUINTE

 photo CIMG0415_zpse38bf894.jpg

UMA VEZ QUE A NOITE CAÍA A UM RITMO ACELERADO, VOLTAMOS PARA A TROFA PELA NACIONAL 14... DEPOIS DE TER PASSADO POR CIMA DA PONTE FERROVIÁRIA DO MURO, PASSAMOS AGORA DEBAIXO DELA...NA TROFA PARÁMOS NA MODERNÍSSIMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA LINHA DO MINHO

 photo CIMG0416_zpsa801a36f.jpg
 photo CIMG0418_zpsa668d35e.jpg
 photo CIMG0419_zps247ee4e1.jpg
 photo CIMG0420_zps1322ab24.jpg

TRACK GPS NO SEGUINTE LINK http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5841691


3 comentários:

  1. Este é um percurso que ando para fazer há muito tempo. Pela passagem na zona da ponte da EN14 pensei que o trilho não estivesse praticável. Parece que sim. Vamos ver quando é que faço mais esta linha de comboio. Obrigado pelo relato.

    ResponderEliminar
  2. excelente ,sou da maia e já conheçia parte do traçado,mas agora já descarreguei o track e vou faze-lo.
    parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela reportagem que me deu uma ajuda para ir à descoberta de mais uma antiga linha de comboio. Infelizmente o terreno estava muito pior que o documentado neste post. Muita água (fartei-me de pedalar dentro de água), muita lama, muita vegetação, muita vegetação no meio da água, ... um pouco de tudo. É pena estar assim, bastava arranjar um pouco para a malta do BTT ter mais um local para passear.
    Obrigado pelo post e boas pedaladas
    daraopedal

    ResponderEliminar